Hoje vou falar sobre um tema que a primeira vista toda a gente acha simples e fácil , que qualquer pessoa é capaz de fazer, mas não é assim tão simples como pensam , não é pegar apenas numa base e aplicar... Para que a base fique bem perfeitinha, é necessário colocar mais produtos e de forma correcta e adequada.
Antes de aplicar qualquer tipo de maquilhagem no rosto é necessário hidratar.
1º. Aplicar o creme hidratante apropriado as características da tua pele.
É muito importante que o creme seja especifico para a tua pele, pois pode ter o efeito contrario ao necessário.
Por exemplo, uma pessoa com a pele para tendência a oleosa , se usar um creme para pele seca, a sua pele ainda mais oleosa irá ficar, e como sabem (ou não) uma pele oleosa está muito mais sujeita a ter acne/espinhas, e o creme errado pode ainda piorar.
Deve ser aplicado com a pele bem limpa, já!
O melhor mesmo é aconselhares-te junto da sua perfumaria/farmácia no melhor produto para a tua pele!
Para hidratar o meu rosto eu uso um creme apropriado a minha pele (normal a mista) devidamente aconselhado por uma especialista na área.
2º. Aplicar uma pré-base.
A pré-base tem como função uma melhor fixação e durabilidade da maquilhagem sobre a pele.
Existem vários tipos de pré-base, para quem tem acne ou manchas vermelhas no rosto, para disfarçar tatuagens ou possíveis nódoas negras na pele, ou simplesmente uniformizar a pele para aplicar a base.
A pré-base deve ser sempre seguida dá base, pois o seu efeito sem a base não é suficientemente conseguido.
A pré-base normalmente tem um efeito mate.
Deve ser aplicada com as pontas dos dedos.
A pré-base deve ser escolhida de acordo com o efeito que pretendes para além da fixação, e o melhor será pedir uma ajuda junto de um especialista.
Eu uso a pré-base da Sephora (Base lissante), pois como não tenho problemas de acne , nem de manchas na pele, até tenho uma pele bem normalzinha, só necessito do efeito liso e mate.
Para quem tiver uma pele normal e sem grandes imperfeições recomendo, pois não é cara, tem um preço bastante acessível (em comparação com grandes marcas) e o efeito é muito bom.
3º. Aplicar corrector de olheiras.
A 3º etapa não é obrigatória, é só necessária em caso de olheiras ou pequenas imperfeições como borbulhas, pequenas manchas...
O corrector serve apenas para tapar pequenas imperfeições, pois se as imperfeições forem bastante acentuadas em grandes ateas do rosto, o melhor é utilizar uma pré-base com a função certa para as tapar, pois terá uma cobertura mais natural.
Tal como as pré-bases, também existem diferentes tipos de correctores, em tons beije, normalmente um ou 2 tons abaixo do nosso tom de pele, para disfarçar olheiras e pequenas manchas, verde para tapar manchas com um tom vermelho actuado, laranja para disfarçar os tons mais esverdeados da cara (por ex. nódoas negras), etc.
Deve ser aplicado com um pincel de corrector ou então com a ponta do dedo anelar por ser o dedo com melhor condição de aderência para a função.
O corrector também pode ser utilizado na zona do nariz para disfarçar o vermelho que possivelmente pode ter (normalmente mais notável no inverno).
O meu corrector de olheiras é o FULL COVER da MAKE UP FOR EVER.
Devido a sua consistência espessa eu só o uso em caso de necessidade ou para festas nocturnas (devido a notar-se mais facilmente olheiras escuras) pois com o uso continuo pode provocar rugas precoces.
Para uso diário recomendo um corrector mais liquido.
4º. Aplicar a base
A base serve para uniformizar o tom da pele, e NÃO SERVE PARA DAR COR/TOM MORENO A PELE!
Deves escolher a base num tom mais aproximado possível da tua pele para tornar a maquilhagem o mais natural possível.
Um erro muito comum é utilizar a base como "bronzeador" para dar um tom moreno a pele, esse efeito não fica bonito, e dá um ar de imperfeito a maquilhagem, por mais bonita que a sombra dos olhos esteja, se a base não for a correcta toda a maquilhagem vai ficar um pouco confusa e mal conseguida.
Deve ser aplicada com um pincel de base ou duo fiber.
Na minha opinião, para a base ficar com um ar mais natural e bem espalhada por todo o rosto, devemos aplicar primeiro por toda a cara com o pincel de base normal, de depois passar o duo fiber em movimentos circulares de forma a "esfumar"/suavizar a base dando assim um aspecto mais natural e por fim se necessário com a ajuda do dedo anelar espalhar pelos a base em zonas mais complicadas como nos cantinhos do nariz.
A base deve ser sempre do tom exacto ou o mais aproximado da nossa pele, e deve ser adquada ao nosso tipo de pele para não ter consequências causadas pelo uso prolongado.
A minha base é a HD da MAKE UP FOR EVER, e é a que até hoje mais gostei do efeito final, mas tal como todas as bases não funciona com todos os tipos de pele, por exemplo, na pele da minha irmã dá um efeito bastante escamado.
Devemos procurar usar uma base que não tenha efeitos secundários a longo prazo, por isso não aconselho bases que sejam demasiado consistentes, pois no tempo em que a estamos a usar a nossa pele esta coberta sobe uma camada demasiado grossa que não a deixa respirar.
5º. Aplicar pó solto
O pó solto pode ser translucido ou com cor.
O pó solto ajuda a que a maquilhagem dure mais tempo e dá um efeito mais uniforme e natural a pele. O pó solto pode ser Mate ou conter um certo brilho, mas o Mate dá um ar bem mais natural a pele.
É aqui neste ponto (e não na base) que podes dar um pouco de cor a cara, mas não deves exagerar, se não fica artificial e não é esse o efeito pretendido.
Deve ser aplicado com um pincel de pó ou com a esponja. O pincel consegue espalhar melhor o pó, sendo mais eficaz para o efeito natural.
O meu pó solto é da MAKE UP FOR EVER Super Matte Loose Powder, é translucido.
Eu prefiro usar um pó translucido pois consegue dar um ar mais suave e natural do que um de cor, mas para pessoas que queiram dar um pouco de cor a sua cara, é nesta etapa que o devem fazer, utilizando no máximo 2 tons acima da sua cor de pele.
6º. Aplicar o Blush (ou Contorno Blush e Iluminador)
O Blush serve para dar um tom de cor a zona das maças do rosto.
Deves coordenar a cor do blush com a do bâton, não sendo uma regra propriamente imposta, mas que fica sempre bem. Por exemplo, quando utilizas um bâton vermelho se utilizares um blush rosado não vai ficar com bem como se utilizares um blush avermelhado ou castanho, deve haver uma mínima coerência entre estes 2 pontos, claro que se usares um tom nude nos lábios podes ter uma liberdade ao escolher o blush.
O Blush pode ser aplicado com um duo fiver, pincel de blush normal ou angular.
Deves escolher o pincel de acordo com o efeito que queres do blush. Se quiseres um efeito mais difundido deves utilizar um pincel mais farfalhudo/gorduchinho ou até mesmo o duo fiber, se quiseres um blush mais acentuado na zona imediatamente abaixo do osso da bochecha utilizas o pincel angular, pois dá uma maior precisão ao traço.
Neste momento estou a utilizar apenas um Blush rosado da MAC, pois como facilmente faço alergia aos Blushes, e este (que me lembre) é o primeiro que comprei que não me fez qualquer tipo de reação alergica.
Devemos ter uma certa atenção com a maquilhagem que utilizamos, mas principalmente com o Blush, falo por experiência própria, que utilizei vários blushs que me faziam alergia, de boas marcas e talvez bem mais caros que este. Outro dos factores que pode provocar alergia como no meu caso, é o uso de um pincel qualquer, devemos utilizar sempre pincéis com o pelo fofinho que não provoquem irritação na pele, preferencialmente de pelo natural.
Como não costumo usar contorno nem iluminador, não tinha matéria suficiente para falar sobre o assunto, mas se precisarem de algum tipo de ajuda sobre isso podem contactar-me através do mail que procurarei ajudar da forma que poder.
Um conselho, não usem qualquer produto na vossa cara, procurem sempre informar-se do melhor para o vosso tipo de pele, um mau produto por uns meses, umas ruguinhas antecipadas para a vida!
Beijinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário